Lago Municipal de Araras


Ocupando cerca de 89.000 m², o Parque Municipal Fábio da Silva Prado, popularmente conhecido por Lago Municipal de Araras, foi inaugurado em dezembro de 1963, pelo então Prefeito Milton Severino.

O Espírito do Lugar

Milton Severino nasceu no dia 21 de novembro de 1931 na cidade de Araras, foi professor especializado em História e Geografia, radialista e Secretário da Câmara de Araras.
Apoiado pelos jovens foi eleito em 1960 o prefeito mais novo do Estado de São Paulo, aos 29 anos.
Em sua primeira gestão, realizou o desejo de transformar o brejo onde brincava quando criança em um lago com parquinho e zoológico, proporcionando à população uma melhora da qualidade de vida e presenteando Araras com um belíssimo cartão postal.
Em 1970, foi afastado do governo em sua segunda gestão como prefeito, por conta da ditadura militar, mas com os direitos políticos preservados, foi eleito pela terceira e última vez, prefeito, no ano de 1983.
Casado com Nivalda Batistella e pai de Edson Luís e Eduardo, Milton faleceu em 1986, aos 55 anos, deixando um legado que será lembrado para sempre por gerações.


Créditos da foto: Arquivo da família.
Revitalização do Lago
 
Em andamento desde 2010, o projeto de “revitalização do lago” promete deixar o parque ainda mais bonito e funcional para a população de Araras e visitantes.
O Parque terá fonte interativa, com água tratada, onde as crianças poderão brincar, um espelho d’água (pequeno lago) e jardim sensorial para deficientes visuais, além do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, que vai cuidar de araras nativas, apreendidas em cativeiro ou vítimas de acidentes, visando a reabilitação da ave e a reintegração ao habitat natural.
O Centro será coordenado pela Prefeitura, em parceria com a ONG“Instituto Brasileiro de Proteção à Natureza” (IBPN).

Todas as araras apreendidas pela Polícia Ambiental no município ou na região serão encaminhadas ao Centro de Reabilitação, onde passarão por exames e cuidados veterinários, se necessário. O setor será construído perto do local onde ficava a jaula do leão, no antigo zoológico removido do parque.

Parte da estrutura foi reaproveitada e vai abrigar salas para veterinário, biólogo, além de cozinha e espaço para coleta de exames, diagnóstico e tratamento das aves machucadas. Também serão construídos um grande viveiro para reabilitação das araras – chamado também de corredor de vôo – e um auditório para receber alunos que participarão de palestras sobre conscientização e educação ambiental.


Outra novidade é a instalação de uma academia ao ar livre, que ficará numa área junto aos quiosques e estacionamento, com equipamentos de ginástica.


O projeto de revitalização do lago foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade e está disponível na página oficial da Prefeitura, e um site especial (http://www.araras.sp.gov.br/novolago/), onde a população também pode opinar sobre as mudanças.

Fonte: Prefeitura de Araras




Atrações

O Parque possui diversas atrações, como playgrounds, pedalinhos, restaurante, ciclovia, coreto, área para exposições, feiras e shows.


Playground

Desde a inauguração até os dias de hoje, são dez tipos de playground (cama elástica, Casa do Tarzan, gaiolas, balanços) para as crianças brincarem.


Zoológico

O zoológico que abrigava diversos animais (urso, carneiro, onça parda, preta, pintada, camelo, cotia,leão, orix, macacos, jacarés, cobras, lagartos, gansos marrecos, cisnes, pavões, corujas, araras), foi desativado nos anos 90 por falta de estrutura adequada.


Restaurante

Para atender os visitantes, foi construído um restaurante que é até hoje comandado pelo “Português”, José Manoel de Jesus Vieira.

Projeto “Rock no Lago”
Fazendo parte da programação do Festival de Outono, evento cultural com diversas atrações nos meses de abril e maio, o “Rock no Lago” é realizado nas tardes de domingo na Prainha do Lago Municipal, entretendo o público com música ao vivo.





Documentário


Buscamos retratar todo o sentimento vivido por Milton Severino, durante a empreitada que mudou a história da cidade de Araras. Produzido por Camila Almeida, Eduardo Pavan, Fábio Rezende Pacagnella, Marcela Massari e Maria Camila Lourenço.











Agradecimentos
Agradecemos a Nivalda Batistella e Pedro Pessoto por todo o apoio e carinho que recebemos durante esse projeto. Além de familiares, amigos e aos colegas da agência.

Agradecemos também
Marcelo Cachioni, Marisa Libardi, Rosangela Camolese e Raul Rozados.