Estação da Paulista





A história:


A chegada a Piracicaba aconteceu em 1922, com finalidade de ligar Piracicaba a Vila de Americana e com isso receber o ramal da Companhia Paulista que saía da Estação da Luz, em São Paulo.

Ela era diferenciada das outras estradas de ferro por possuir bitolas mais largas. Tombada como patrimônio histórico em 1996, foi restaurada e transformada em um grande espaço cultural e de lazer.
A estação de Piracicaba Paulista é um local de  vasta história, transformações e evoluções. Por esta razão nós a escolhemos como foco para o Projeto Espírito do Lugar.








O abandono e a Revitalização:

Em 1976, podemos ver a época em que a estação ficou abandonada. O local estava sujo, descuidado, e era alvo do tráfico de drogas e prostituição.
Mais tarde, em 2005, a Estação da Paulista foi revitalizada, e conta com um incrível local de lazer.


Hoje, o lugar conta com campo de futebol, ciclovia, pista para caminhada de pedestres e parque para crianças, o que faz a Estação da Paulista continuar a fazer parte da história de quem a rodeia.







A Estação da Paulista relatada pelo historiador Fabio Bragança:







O real espírito do lugar:

Por perto moram pessoas que acompanharam a trajetória da Estação, que tiveram a oportunidade de ver e andar nos trens. A Paulista fazia parte do cotidiano dessas pessoas, cada um de uma forma.


(Colaboradores:Fábio - Sr. Nelson - Pedro Kawai - Alan Gastão - "O Espírito do Lugar": Dona Antônia)

Making Off


Documentário:



Vídeos extras:

Entrevista completa com Sr. Nelson

 

  Entrevista completa com Alan Gastão

Nenhum comentário:

Postar um comentário