Barão da Serra Negra

O Estádio Barão da Serra Negra é um local aconchegante e carregado de ritmo. Ele abriga torcidas e faz a rede balançar a cada “frango” do goleiro. Une uma mistura de sorrisos e lágrimas, perdas e vitórias. Conheça um pouco mais do que há por trás deste importante marco de Piracicaba, conheça o espírito do Barão da Serra Negra.



O NASCIMENTO DE UM BARÃO:

Foi em 1953 que o prefeito da época, Dr. Samuel de Castro Neves, tomou como de posse municipal a área de aproximadamente 48.700 m² no bairro Cidade Alta.
Essa área foi, desde então, destinada à construção de um conjunto Esportivo Municipal, cujo coração era o estádio de futebol da cidade, e a meta era atender as necessidades da população Piracicabana.





A obra do estádio, aliada há mais dois importantes pontos da cidade, custou à montante de aproximadamente 30 milhões de cruzeiros e levou cerca de 12 anos até sua inauguração.
Em setembro de 1965 o primeiro jogo foi disputado. A estréia foi entre os times do XV de Piracicaba e Palmeiras, com resultado em empate (0x0). Dois meses depois, com o estádio sob administração de João Guidotti, o nome “Barão da Serra Negra” veio à tona, devido a uma homenagem a Francisco José da Conceição, cidadão Piracicabano carregado de nobreza e caráter.

UM BARÃO MAIS FORTE:

A reforma do Barão foi um presente para o estádio e para os Piracicabanos. Dividida em três etapas, custou R$1,6 milhões e transformou as instalações do antigo Barão em um novo nível de estádio, apto a competir na série A1 do campeonato Paulista e com todas as exigências da Federação Paulista de Futebol.
Dentre as principais melhorias podemos ressaltar a implantação de câmeras de monitoramento, pintura da arquibancada, instalação de mais de duas mil cadeiras de plástico no camarote cativa, construção de bancos para os reservas, reforma de áreas, como os vestiários e a fachada, e a troca do alambrado.








O ESPÍRITO DO BARÃO:



Ademir Santos, 38 anos, jardineiro e mascote do XV de Piracicaba, foi o primeiro entrevistado e espírito do Barão. Satisfação, felicidade e adrenalina fazem parte do cotidiano do homem responsável por toda a organização do espetáculo que ocorre nos dias de jogos.



Rosalvo Tadeu, 59 anos, diretor social. Homem que leva no sangue toda uma vida de torcedor. Desde os 7 anos vivencia o ambiente do Barão.





POR TRÁS DAS CÂMERAS:
Confira o que rolou durante as filmagens feitas no estádio Barão da Serra Negra.



Realização: Onix Comunicação - Gabriel Forti, Gabriela Lemos, Leonardo Endrigo, Luciano Buselli, Matheus Sturion, Viviane Braga.
Fotos históricas cedidas pela Prefeitura Municipal de Piracicaba.
Fontes: Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras - SELAM.