sábado, 19 de novembro de 2011

O Espírito do Lugar - histórias de vida e memória

A projeto "O Espírito do Lugar" nasce com o objetivo de capacitar os alunos do Cursos de Tecnologia em Fotografia, RTVi e Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de Piracicaba  - Unimep para a aplicação de técnicas de construção narrativa audiovisual dentro do conceito de transmídia storytelling.
O nome, O Espírito do Lugar, é uma homenagem ao trabalho do jovem fotógrafo, videomaker e professor universitário piracicabano Thiago Altafini, diretor de um documentário homônimo (vide janela abaixo) que retrata a vida do povo piracicabano a partir do rio que dá nome a cidade. 
Nessa linha, os alunos foram desafiados a escolher um lugar de domínio público - de caráter histórico e/ou cultural, e contar sua história a partir do relato de um personagem ou grupo de personagens que mantenham relações afetivas com esse espaço,  contruindo uma narrativa que alterne a história de vida do entrevistado e a evolução histórica do local. 

As produções, criadas no âmbito dos cursos de Tecnologia em Fotografia (disciplina Produção Multimidiática) RTVi (disciplina de Mídia Digital) e Publicidade e Propaganda (disciplina de Linguagem Audiovisual), são destinadas ao projeto Cultura360 (www.cmais.com.br/cultura360), parceria entre a TV Cultura e a Associação Brasileira de TVs Universitárias - ABTU (www.abtu.org.br), e exibidas também na grade da TV Câmara de Piracicaba, nos intervalos das transmissões televisivas das sessões ordinárias do legislativo municipal.

Se quiser opinar, criticar ou participar conosco de alguma forma, escreva pra nós: fpereiraa@gmail.com

Viaje por esses páginas e descubra um pouco da história de nossa gente e nossos espaços de memória.

Você é nosso convidado.

Prof. Me. Fabiano Pereira
Idealizador e coordenador do projeto


O Espírito do Lugar, de Thiago Altafini

O Espirito do Lugar from urgencia filmes on Vimeo.

Um comentário:

  1. Achei por acaso, to encantada com tudo o que escreveu, fotografou e filmou, como eh gostoso saber das nossas origens, mesmo não sendo dessa Cidade, soube São Paulo, agora moro em Ribeirao Prêto. Fui passear em Piracicaba e estou simplesmente amando tudo sobre a Cidade. Continue com esse trabalho tão lindo e tocante. Helen Regina Bernardes de Oiveura

    ResponderExcluir